A Importância do Faz de Conta no Mundo das Crianças: Veja como estimular a criatividade

Publicado: 23/07/2018

Por Ana Paula Bretschneider

O fascinante mundo da imaginação é tão essencial para as crianças como o estudo, a interação social e a alfabetização. O faz de conta dá poder de criação aos pequenos, ajuda a desenvolver e fortalecer a psique infantil, estimula a criatividade e é uma mão na roda para a formação da autoestima, enfrentamento dos medos e distinção entre o mundo externo e o interno, aquele construído dentro de cada indivíduo.

Os pais que estimulam o faz de conta dão liberdade para que a criança possa se tornar quem deseja ser e explore todas as possibilidades da mente, sem medo de sofrer repressão ou ter o comportamento limitado. Quando a imaginação se torna um hábito na rotina infantil, temos crianças mais criativas, animadas e dispostas.

Neste processo, é aconselhável aproveitar a energia da criação infantil para construir laços estreitos entre pais e filhos e para fazer um resgate da criança interior dentro de si. Não deixe de participar das brincadeiras, de dar vida a personagens e até utilizar recursos como fantasias para dar um toque realístico ao faz de conta. Quando os pais participam de forma ativa da brincadeira dos filhos, uma relação de confiança e uma rotina mais leve se estabelece naturalmente.

É função dos pais garantir que as crianças vivam em um ambiente propício a criatividade e se sintam à vontade quando o momento for para brincar de faz de conta, algo que deve estar muito bem claro na rotina dos pequenos. A criatividade, no entanto, pode ser incentivada de diversas formas e quanto mais estímulos para isto, melhor serão as vantagens no desenvolvimento infantil. Veja algumas dicas valiosas para expandir a energia criativa de seus filhos.

Contamento de estórias:

O faz de conta pode ser estimulado de várias formas e o contamento de estórias é uma das técnicas mais valiosas, além de ser a porta de entrada para o mundo da literatura e para criar uma aproximação das crianças com a leitura, um hábito que será importante no desenvolvimento das habilidades linguísticas e de comunicação.

Se for possível, monte você mesmo um cenário de faz de conta, que deve ser construído com livros infantis e pode levar recursos como fantoches e acessórios relacionados as estórias. Se não for possível, descubra um local onde as crianças possam ter essa experiência com alguma frequência. Não esqueça de permitir aos seus filhos que também criem histórias, personagens se tornem protagonistas deste processo.

Teatro

A dramaturgia é uma forma preciosa de desenvolver a expressão corporal, a memória, a criatividade e o bem-estar. Para as crianças, teatro é diversão e dar vida a personagens de forma tão direta pode trazer inúmeros benefícios. Para isto vale tudo, desde a inscrição da criança em um curso de teatro até teatros caseiros, preparados entre pais, filhos, irmãos, vizinhos ou colegas.

Brincadeiras

Há diversas brincadeiras que podem ser feitas entre pais e filhos e ajudam no estímulo da imaginação e da criatividade. Jogar jogos juntos, fazer desenhos, montar histórias com eles e até criar cenários fantasiosos dentro de casa, com uso de fantasias e cabanas feitas de lençóis, por exemplo, ajudam as crianças a desenvolver o próprio potencial.

Comece uma estória com objetos e brinquedos das crianças e deixe que os pequenos decidam o rumo dos personagens. A criação de estórias reforça o senso de começo, meio e fim e permite que os pequenos organizem os processos de pensamento, além de desenvolver também o raciocínio lógico. Vale a pena!

Voltar