Como estimular a fala da criança

Publicado: 14/08/2018

O bom desenvolvimento do bebê depende – e muito! – dos estímulos oferecidos pelos pais e pelo ambiente em que está. Isso vale até mesmo para a fala. As crianças possuem vários estágios de fala:

– 0 a 3 meses – sons de vogais
– 4 a 6 meses – repetindo o som da mesma consoante várias vezes como “dadada”
– 6 a 9 meses – balbuciando com mais sons à mistura
– 10 a 12 meses – jargão de bebé, quando o bebé parece falar a sua própria linguagem
– 10 a 18 meses – palavras perceptíveis completas

Conversar, cantar e ensinar são essenciais para um bom desenvolvimento. Estar atento à audição do bebê também é muito importante, pois precisamos de uma audição normal para adquirir a linguagem espontaneamente.

Para incentivar o seu bebê a começar a falar, ficam aqui algumas sugestões:

– Fale muito com o bebê.

– Fale normalmente e corretamente com o seu filho, nada de “pepeta”, “banbanho”e etc.

– Responda ao seu choro – o choro é a linguagem do bebê e o adulto deve responder a esse choro.

– Conversa do dia a dia – Esse tópico chamo de narrativa de acontecimento. Funciona da seguinte maneira, quando estiver trocando a fralda do bebê por exemplo, vá explicando tudo o que está fazendo, conversando com ele o tempo. Esse tipo de conversa é muito importante para a linguagem e também para o asseguramento emocional do bebê.

– Cante para o seu filho – Mesmo que você não seja uma ótima cantora, cante bastante para ele, certamente ele vai adorar.

– Ler um livro – Embora possa pensar que um bebê pequeno não dá interesse a um livro, a verdade é que pode ter mais interesse do que pensa. Logo que o bebê for capaz de se sentar, leia-lhe um livro de crianças, de preferência livros com algumas frases. Estará, desta forma, contribuindo para aumentar a familiaridade do bebê com as palavras.

– Incentive – Quando a criança começar a balbuciar, mesmo que sejam as primeiras palavras que ninguém compreende exceto os pais, incentive o seu bebê a continuar o seu bom caminho na aprendizagem da linguagem.

As primeiras palavras devem ser pronunciadas até um ano e três meses.Caso isso não ocorra, o pediatra e o fonoaudiólogo que acompanham o seu filho devem esclarecer dúvidas, pois existem vários fatores que podem interferir e prorrogar o desenvolvimento da fala.

Voltar